A importância da Estratégia nas Empresas

Publicado em 15/07/2013

Fabrício Andreão Oliveira - 2013-07-15

Quanto mais forte a tempestade e maior o balanço vigoroso do mar, tanto mais o timoneiro precisa estar atento e seguro aos desafios das águas por onde navega.”

Assim também ocorre nas empresas, pois o mundo dos negócios em constante turbulência e inovação impõe às organizações uma constante mudança. De fato, conduzir uma empresa em um mercado competitivo e em constantes mudanças é um desafio. Mas saber aonde se quer chegar é sem dúvidas o maior e mais negligenciado desafio das organizações.

Muitos se preocupam apenas em tocar a rotina e manter a empresa funcionando. Tal iniciativa apenas irá deixar a organização à mercê do acaso e dar espaço para dúvidas do tipo: O que estamos fazendo aqui? O que vamos fazer no futuro? Qual o nosso papel nessa sociedade? Estamos progredindo? Onde iremos investir?

Não saber as respostas para essas dúvidas não significa não ter estratégia, todas as organizações possuem estratégia, o que ocorre na maioria das vezes é que essa estratégia não está organizada e publicada para todos os envolvidos. Por vezes a estratégia está na mente do executivo chefe ou do proprietário, e estes não imaginam que o sucesso da estratégia só ocorre quando ela está disseminada e enraizada em toda a organização.

Para ser eficaz a estratégia deve estar inserida no “DNA” de todos os componentes do organismo empresarial. Sendo boa ou não, a estratégia só funcionará se todos de fato a conhecerem e acreditarem nela.

Mas como fazer isso?

Traduzir uma estratégia para uma linguagem que todos possam compreender e exercer é um projeto possível, mas tem de ser conduzido com disciplina e acompanhado por um profissional que tenha domínio das metodologias necessárias para elaborar um sistema de gestão estratégico ideal para a organização.

Além de alinhar competências e identificar forças e fraquezas, uma estratégia bem elaborada entrega à organização um mecanismo ideal de posicionamento no mercado, bem como mapeia todos os recursos e fatores importantes para a organização elaborar projetos e processos que, tática e operacionalmente, irão transformar sonhos em resultados reais.

Toda empresa de sucesso deve ser estruturada em três níveis básicos: Estratégico, tático e operacional. A estratégia é um conjunto de táticas, e estas por sua vez são conjuntos de operações:

Organizar e integrar esses três níveis é o objetivo de um bom planejamento. Na medida em que a organização cria maturidade com as metodologias de planejamento, constrói um sistema de gestão que permitirá o controle de todas as operações. Um planejamento bem elaborado e implantado com sucesso cria a cultura e a sinergia necessárias entre colaboradores internos e externos, permite antever riscos e ameaças de mercado, preveni e trata falhas operacionais nos processos com maior velocidade, retém funcionários e torna a empresa mais rentável e duradoura.

O planejamento é a alma de toda organização de sucesso. Quando todos compartilham da mesma cultura estratégica, compartilham da mesma alma. Por isso as organizações erigidas com estratégia, tática e método na condução de suas operações são capazes de se elevar, superando os mares revoltos e navegando com segurança.


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